Brand Finance logo

Modelo Especial entra no ranking das marcas mais valiosas do mundo ao lado de Corona Extra, Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

17 January 2024
  • O valor das cinco marcas latino-americanas totaliza mais de $34 bilhões, um aumento de 9%.
  • A Corona Extra, com um valor de marca de $10,4 bilhões e uma pontuação de força de marca de 85.9/100, é a marca mais valiosa e mais forte da América Latina em todo o mundo.
  • A Apple se destaca como a marca mais valiosa do mundo, superando a Amazon, o Google e a Microsoft.
  • A NVIDIA é a marca de crescimento mais rápido do mundo, com um aumento de 163% no valor da marca.

Acesse o relatório Brand Finance Global 500 2024 aquí

Em São Paulo, em 17 de janeiro de 2024.- Corona Extra (México), Itaú (Brasil), Banco do Brasil (Brasil), Modelo Especial (México) e Bradesco (Brasil) são, nessa ordem, as marcas latino-americanas mais valiosas do mundo. Esses são os números do novo relatório Global 500 2024 da Brand Finance, a consultoria líder em avaliação de marcas. A Apple é a marca mais valiosa do mundo, com um valor de USD 516.6 bilhões, seguida pela Microsoft (USD 340.4 bilhões) e pelo Google (USD 333.4 bilhões).

Todos os anos, a Brand Finance, a principal consultoria de avaliação de marcas, testa 5,000 das marcas mais valiosas do mundo e publica mais de 100 relatórios classificando as marcas em todos os setores e países. As 500 marcas mais fortes e valiosas do mundo estão incluídas na classificação anual Brand Finance Global 500 2024.

Eduardo Chaves, Managing Director Brazil, Brand Finance:” “Novamente os bancos lideram as marcas brasileiras mais valiosas em nível global. Um propósito bem definido, associações e atributos emocionais de marca, e inovação, alinhados com uma boa comunicação e alto volume de receita, fazem Itaú, Banco do Brasil e Bradesco as marcas nacionais mais valiosas em nível mundial. O segmento bancário carrega um grande potencial de crescimento que vem sendo absorvido pelas marcas do setor. Uma boa gestão da experiência e relacionamento com o cliente, elevam os indicadores de força de marca e consequentemente aumentam as vendas. Sabe-se que um aumento na percepção das marcas também aumenta a intenção de compra por essa determinada marca, o que vem sendo trabalho com maestria por essas três grandes marcas nacionais.”

A América Latina é representada no ranking por cinco marcas, duas mexicanas: Corona Extra (classificada em 207º lugar e um aumento de 40% no valor da marca) e Modelo Especial (classificada em 455º lugar e um aumento de 24% no valor da marca), pela primeira vez no ranking global, e três brasileiras: Itaú (classificada em 263º lugar e uma queda de 4.5% no valor da marca), Banco do Brasil (classificada em 431º lugar e um aumento de 11% no valor da marca) e Bradesco (classificada em 477º lugar e uma leve queda de 2% no valor da marca). A Claro do México, presente no ranking desde 2010, não conseguiu manter sua posição. As cinco marcas latino-americanas deste ano têm um valor de marca combinado de USD34.4 bilhões, 9% a mais do que as cinco marcas presentes em 2023.

Este ano, a Corona Extra se tornou a marca mais valiosa da América Latina. Seu valor de marca aumentou 40%, chegando a impressionantes USD10.4 bilhões, superando o Itaú. A pesquisa de mercado da Brand Finance revelou um aumento significativo na força da marca globalmente, impulsionado por um aumento nos níveis de consideração, reputação e percepções do consumidor ligadas a questões e iniciativas de sustentabilidade. Além disso, a Corona Extra se beneficiou de um aumento de 19% nas vendas fora do México. O grupo AB Inbev também registrou um aumento nas receitas esperadas devido a previsões mais altas. Isso se deve aos bons resultados, já que a AB Inbev experimentou algum crescimento de receita nas marcas globais (Budweiser, Stella Artois, Corona, Michelob Ultra), que aumentaram 15.1% no 3T23 fora de seus mercados de origem.

O Itaú é a segunda marca mais valiosa da América Latina, apesar de ter sofrido um ligeiro declínio no valor da marca de 4.4% para USD8.4 bilhões. A queda no valor da marca foi devida a um declínio na força da marca, com uma diminuição no investimento da marca. Embora o patrocínio do Itaú ao futebol permaneça altamente visível, a pesquisa de mercado da Brand Finance revela que os clientes estão menos propensos a recomendar a marca a outras pessoas do que nos anos anteriores.

O Banco do Brasil é a marca mais forte da América Latina no ranking Global 500. O valor de sua marca aumentou 11%, chegando a USD5.5 bilhões, graças à força de sua marca, que agora tem uma pontuação de 79.06 de 100 no Índice de Força da Marca e tem uma classificação de marca AA+.

A Modelo Especial, a segunda marca mais forte da região, também alcançou um crescimento significativo, com um aumento de 24% no valor da marca, chegando a USD5.2 bilhões. Seu Índice de Força da Marca de 78,9 e a classificação de marca AA+ são o resultado de um aumento no número de clientes que a recomendam a outros, e a principal marca a se beneficiar da substituição da Bud Light pelo consumidor no mercado norte-americano, de acordo com a pesquisa de mercado da Brand Finance.

O Bradesco é um dos maiores grupos financeiros do Brasil, com sólida atuação voltada aos interesses de seus clientes desde 1943. Além da excelência em serviços, destaca-se por ser um dos melhores gestores de recursos do mercado, com resultados construídos sobre bases sustentáveis. A marca Bradesco destaca-se como a terceira marca brasileira mais valiosa em nível global por uma força de marca e geração de valor superior, por meio de tradição, cultura, governança e compromisso com a experiência do cliente e sustentabilidade.

A Apple (USD 516,5 bilhões) obteve um aumento notável no valor da marca, mesmo com a estagnação das vendas do iPhone, pois sua estratégia de encontrar novos mercados, expandir seu ecossistema e incentivar atualizações para iPhones de maior valor foi altamente eficaz. A Apple manteve sua posição dominante no mercado de smartphones de ponta, com uma participação de 71%.

A pesquisa de mercado da Brand Finance mostrou um aumento significativo entre as marcas que investiram fortemente em IA, levando a NVIDIA a se tornar a marca de crescimento mais rápido do mundo, com um aumento de 163% no valor da marca para USD44.4 bilhões. A NVIDIA, um dos principais players em chips de IA, é percebida como altamente inovadora, com níveis crescentes de familiaridade, consideração e recomendação, de acordo com o estudo.

FIN

Media Contacts

Cristina Campos
Communications Director - Southern Europe & Latin America
Brand Finance

Sobre Brand Finance

Brand Finance es la consultora líder mundial en valoración de marcas. Tendiendo puentes entre marketing y finanzas desde hace más de 25 años, Brand Finance evalúa la fortaleza de las marcas y cuantifica su valor financiero para ayudar a organizaciones de todo tipo a tomar decisiones estratégicas.

Con sede en Londres, Brand Finance tiene oficinas en más de 20 países y ofrece servicios en todos los continentes. Cada año, Brand Finance realiza más de 6.000 valoraciones de marcas, respaldadas por estudios de mercado propios, y publica más de 100 informes donde se clasifican las marcas más importantes de todos los sectores y países.

Brand Finance también gestiona el Global Brand Equity Monitor, que realiza anualmente estudios de mercado exclusivos sobre más de 6.000 marcas, con más de 150.000 encuestados en 41 países y 31 sectores. La combinación de los datos de percepción del Global Brand Equity Monitor con los datos de su base de datos de valoración permite a Brand Finance proporcionar a los gestores de marca los datos y análisis que necesitan para aumentar el valor de la marca y del negocio.

Brand Finance es una firma de contables regulada por el Instituto de Contables Públicos de Inglaterra y Gales que lidera la normalización del sector de la valoración de marcas. Brand Finance fue la primera empresa certificada por auditores independientes que cumplía las normas ISO 10668 e ISO 20671 y ha recibido el respaldo oficial del Marketing Accountability Standards Board (MASB) de Estados Unidos.

Síguenos en LinkedIn, X (antes conocido como Twitter), Facebook, y YouTube.

Metodología

El valor de marca se entiende como el beneficio económico neto que el propietario de una marca obtendría si la licenciara en el mercado abierto.

La fortaleza de la marca es la eficacia del rendimiento de una marca en medidas intangibles en relación con sus competidores. Además de calcular el valor de la marca, Brand Finance también determina la fuerza relativa de las marcas a través de un cuadro de mando equilibrado de métricas que evalúan la inversión en marketing, el patrimonio de marca y el rendimiento empresarial (resultados). Conforme a la norma ISO 20671, la evaluación de Brand Finance del valor del patrimonio de marca incorpora datos originales de estudios de mercado de más de 150.000 encuestados en 41 países y 31 sectores.

Metodología y Preguntas Frecuentes

Pliego de descargo

Brand Finance ha producido este estudio con un análisis independiente e imparcial. Los valores derivados y las opiniones presentadas en este estudio se basan en cálculos sobre datos tomados de informes disponibles públicamente, y estudios de mercado propios. Brand Finance no acepta ninguna responsabilidad y no será responsable en caso de que la información disponible públicamente en la que se confíe posteriormente sea inexacta. Las opiniones y el análisis financiero expresado en el estudio no deben interpretarse como una inversión o asesoramiento comercial. Brand Finance no tiene la intención de que se confíe en el estudio por ningún motivo y excluye toda responsabilidad a cualquier organismo, gobierno u organización.

Los datos presentados en este estudio forman parte de la base de datos patentada de Brand Finance, no deben utilizarse en parte o en su totalidad para ningún propósito comercial o técnico sin el permiso por escrito de Brand Finance.

Get in Touch

Message