Brand Finance publica o segundo ranking anual de marcas de centros médicos acadêmicos
Acesse o relatório completo Brand Finance AMC Hospitals 250 2024 aqui.
O Hospital Italiano de Buenos Aires é a marca de Centro Médico Acadêmico mais forte da América Latina, de acordo com o último relatório AMC Hospitals 250 2024 da Brand Finance, a principal consultoria independente de avaliação de marcas. O Mayo Clinic Health System, com sede nos EUA, é a marca mais forte do setor e lidera a classificação com uma força de marca de 86,9 de 100.
A Brand Finance analisa anualmente mais de 6.000 das principais marcas do mundo e publica mais de 100 relatórios de classificação de marcas em setores e países. As 250 marcas de Centros Médicos Acadêmicos (AMC) mais fortes do mundo estão incluídas na classificação anual Brand Finance AMC Hospitals 250 2024.
Eduardo Chaves, Director General de Brasil, comentó: "A presença proeminente de sete Centros Médicos Acadêmicos brasileiros no estudo da Brand Finance sobre as 250 Melhores Marcas de Saúde do Mundo não apenas destaca sua excelência e dedicação, mas também seu papel crucial no enfrentamento dos desafios do setor de saúde do Brasil. Apesar de obstáculos como a desigualdade no acesso à saúde e a pressão sobre o sistema público de saúde, instituições como o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Sírio Libanês, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas não só se destacaram nacionalmente, como também alcançaram uma posição de destaque em nível global.”
Sete marcas latino-americanas entraram no top 100 do prestigioso ranking: a Argentina está presente com duas marcas, Hospital Italiano de Argentina (74,5/100) e Hospital Universitário Austral (64,4/100). O Brasil tem seis marcas no ranking, três delas entre as 100 melhores: Hospital Israelita Albert Einstein (66,2/100), Hospital Sirio Libanês (63,5/100) e Hospital da Universidade Estadual de Campinas (62,4/100). A Colômbia, que também tem um total de cinco marcas, consegue acrescentar duas marcas ao top 100: Hospital Universitario Fundación Valle del Lili (70,1) e Instituto Nacional de Cancerología (61,7). O México é o país com o maior número de marcas no ranking, oito no total, embora nenhuma permaneça entre as 100 melhores. O Hospital Médica Sur continua sendo a marca AMC mais forte do país.
O Hospital Italiano de Buenos Aires está entre os 20 melhores do mundo e é o primeiro na América Latina. O Hospital Italiano de Buenos Aires saltou duas posições para o 19º lugar, com uma melhora de 3,4 pontos na força da marca. A percepção da marca melhorou, de acordo com a pesquisa de mercado da Brand Finance, em métricas como "Atrai as melhores candidaturas de estudantes de medicina" e "Contribui com novas pesquisas e artigos para a comunidade médica", com pontuações de 9,6 e 9,8 de um total de 10, respectivamente.
Pilar Alonso Ulloa, Managing Director Iberia (Espanha, Portugal) e América do Sul, comentou: "De acordo com estudos realizados com profissionais de saúde em todo o mundo, a Argentina, o Brasil e a Colômbia têm hospitais-escola com excelentes pontuações em inovação e tecnologia, o que impulsiona sete marcas latino-americanas do setor para o Top100 dos hospitais-escola mais fortes da região".
O Brasil contribui com seis marcas da CMA para o ranking, três delas entrando no top 100 este ano: Hospital Israelita Albert Einstein, classificado em 60º lugar, Hospital Sírio Libanês, classificado em 77º lugar e Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, classificado em 88º lugar. O Hospital Israelita Albert Einstein entra no top 100 com um aumento de 3,4 pontos no ranking de Força da Marca, principalmente devido ao pilar "ensino". Melhorias em métricas como "Possui um programa de treinamento médico líder", "Organização em que os profissionais médicos têm orgulho de ter treinado ou trabalhado" e "Atrai as melhores inscrições de estudantes de medicina" contribuíram significativamente para o crescimento de sua força.
A Colômbia tem cinco marcas no ranking. O Hospital Universitario Fundación Valle del Lili é a marca AMC mais forte da Colômbia e a segunda mais forte da América Latina. Ele está em 40º lugar na classificação internacional deste ano. Embora sua pontuação de força de marca tenha aumentado 0,9 pontos, sua classificação caiu da 32ª para a 40ª posição, pois seus resultados são mistos. Ela melhorou suas pontuações em reconhecimento de marca e familiaridade com a marca internacionalmente; no entanto, outros pilares tiveram um declínio nas pontuações em métricas como "atrair os melhores talentos em pesquisa médica" e "oferecer atendimento abrangente a pacientes e familiares".
*Lista dos Centros Médicos Acadêmicos da América Latina incluídos na lista Brand Finance 2024 World's 250 Best in the World.
Visão geral internacional
A Mayo Clinic Health System é a marca de Centro Médico Acadêmico (AMC) mais forte do mundo pelo segundo ano consecutivo.
Quarenta e quatro por cento dos profissionais de saúde destacam a liderança da Mayo Clinic na integração de tecnologias como robótica, imagens digitais e IA em seus serviços de saúde, um dos principais impulsionadores da reputação e da força da marca. A marca da Mayo Clinic também está se fortalecendo, com a pontuação do Índice de Força da Marca (BSI) aumentando 1,2 pontos em relação ao ano anterior para 86,9/100.
Hugo Hensley, Diretor de Avaliação da Brand Finance, comentou: "Na dinâmica área da saúde, marcada pela crescente proeminência da IA e da telemedicina, os AMCs estão correndo para integrar perfeitamente essas tendências transformadoras. A pesquisa da Brand Finance destaca a importância de permanecer na vanguarda do progresso tecnológico. As inovações nessas categorias de alto perfil não apenas chamam a atenção global para uma instituição, mas agora estão entre os atributos mais importantes para impulsionar a reputação geral de um hospital."
As marcas sediadas nos EUA ocupam 7 dos 10 primeiros lugares devido ao seu amplo reconhecimento global; no entanto, 5 dos 6 principais AMCs regionais fora dos EUA obtiveram uma pontuação mais alta no Índice de Força da Marca em 2024 em comparação com 2023. Tanto o All India Institute of Medical Sciences (AIIMS) quanto o Singapore General Hospital (SGH) estrearam entre as 4 marcas internacionais mais fortes, com o AIIMS garantindo a terceira posição e o SGH como a quarta mais forte.
FIN
Nota aos editores
Todos os anos, a Brand Finance, consultoria líder em avaliação de marcas, analisa mais de 6.000 das principais marcas do mundo e publica mais de 100 relatórios classificando as marcas em todos os setores e países. As 250 marcas mais valiosas e mais fortes de Centros Médicos Acadêmicos (AMC) estão incluídas na classificação Brand Finance AMC Hospitals 250 2024.
A classificação completa, informações adicionais, gráficos, mais informações sobre metodologia e definições de termos-chave estão disponíveis no relatório Brand Finance AMC Hospitals 250 2024.
Sobre Brand Finance
A Brand Finance é a principal consultoria de avaliação de marcas do mundo. Há mais de 25 anos fazendo a ponte entre marketing e finanças, a Brand Finance avalia a força das marcas e quantifica seu valor financeiro para ajudar organizações de todos os tipos a tomar decisões estratégicas.
Com sede em Londres, a Brand Finance tem escritórios em mais de 20 países e oferece serviços em todos os continentes. A cada ano, a Brand Finance realiza mais de 6.000 avaliações de marcas, com base em pesquisas de mercado exclusivas, e publica mais de 100 relatórios classificando as principais marcas em setores e países.
A Brand Finance também gerencia o Global Brand Equity Monitor, que realiza pesquisas de mercado anuais exclusivas sobre mais de 6.000 marcas, com mais de 150.000 entrevistados em 41 países e 31 setores. A combinação das percepções do Global Brand Equity Monitor com os dados de seu banco de dados de avaliação permite que a Brand Finance forneça aos gerentes de marca os dados e a análise de que precisam para aumentar o valor da marca e do negócio.
A Brand Finance é uma empresa de contadores regulamentada pelo Institute of Chartered Accountants na Inglaterra e no País de Gales, que lidera a padronização do setor de avaliação de marcas. A Brand Finance foi a primeira empresa certificada de forma independente a atender às normas ISO 10668 e ISO 20671 e recebeu o endosso oficial do Marketing Accountability Standards Board (MASB) dos Estados Unidos.
Definição de Marca
A Brand Finance ajudou a elaborar o padrão internacionalmente reconhecido de Avaliação da Marca - ISO 10668. Ele define uma marca como um ativo intangível relacionado ao marketing, incluindo, mas não se limitando a, nomes, termos, sinais, símbolos, logotipos e designs, com o objetivo de identificar bens, serviços ou entidades, criando imagens e associações distintas na mente das partes interessadas, gerando benefícios econômicos.
Força da marca
A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis, em relação a seus concorrentes. Para determinar a força de uma marca, examinamos o investimento em marketing, o patrimônio líquido das partes interessadas e o impacto deles no desempenho dos negócios. Em conformidade com a norma ISO 20671, a avaliação do valor do patrimônio da marca feita pela Brand Finance incorpora dados originais de pesquisa de mercado de mais de 150,000 entrevistados em 41 países e 31 setores.
Cada marca recebe uma pontuação do Índice de Força da Marca (BSI) de 100, que alimenta o cálculo do valor da marca. Com base na pontuação, cada marca recebe uma classificação de marca correspondente até AAA + em um formato semelhante a uma classificação de crédito.
Metodologia e Preguntas Frequentes
Contato com a mídia
Eduardo Chaves
Managing Director Brazil, Brand Finance
T: +55 16 9 9161 7075
Cristina Campos Masipe
Communications Director - Latin America & Southern Europe, Brand Finance
T: +44 2080782025
Siga-nos no LinkedIn, X (anteriormente conhecido como Twitter), Facebook e YouTube.
Isenção de responsabilidade
A Brand Finance produziu este estudo com base em uma análise independente e imparcial. Os valores derivados e as opiniões apresentadas neste estudo baseiam-se em cálculos sobre dados extraídos de relatórios publicamente disponíveis e pesquisas de mercado proprietárias. A Brand Finance não aceita nenhuma responsabilidade e não será responsabilizada caso as informações disponíveis publicamente, nas quais se baseou posteriormente, sejam imprecisas. As opiniões e análises financeiras expressas na pesquisa não devem ser interpretadas como conselhos de investimento ou de negócios. A Brand Finance não pretende que o estudo seja considerado confiável por qualquer motivo e exclui qualquer responsabilidade perante qualquer agência, governo ou organização.
Os dados apresentados neste estudo fazem parte do banco de dados de propriedade da Brand Finance e não devem ser usados, no todo ou em parte, para qualquer finalidade comercial ou técnica sem a permissão por escrito da Brand Finance.