Brand Finance logo

Embraer por pouco não entra no ranking da Brand Finance das marcas mais valiosas do setor

12 March 2024
  • A Embraer, classificada em 26º lugar, por pouco não entra na lista das 25 marcas mais valiosas do setor, de acordo com o ranking Brand Finance Aerospace & Defence 25 2024.
  • A força da marca Airbus dispara, enquanto a marca Boeing sofre com os problemas do 737.
  • A SpaceX entra no top 10 com um valor de marca de US$3,5 bilhões.
  • Dupla dinâmica: Rheinmetall e AviChina são as marcas de crescimento mais rápido.

[12 de março de 2024, SÃO PAULO]. - A Embraer, com um valor de marca de USD863 milhões, perdeu por pouco (26º lugar) o ranking Aerospace & Defence 25 da Brand Finance, a principal consultoria de avaliação de marcas. O ranking, que avalia as 25 marcas mais valiosas do setor, é liderado pela norte-americana Boing, cuja marca é avaliada em USD16.2 bilhões.

Embora a Embraer tenha registrado um aumento de 5.5%, o melhor desempenho de outras marcas fez com que ela caísse três posições no ranking, de 23ª para 26ª, o que significa que este ano ela não está entre as 25 marcas mais valiosas do mundo. A queda de 2% na força da marca para uma pontuação de 67.54/100 também contribuiu para esse declínio, apoiada principalmente por uma diminuição na métrica de reputação.

A fabricante brasileira de aeronaves obteve um desempenho excepcional no terceiro trimestre de 2023, com um aumento de 38% na receita em comparação com o mesmo período de 2022, com um total de 43 aeronaves entregues, 30% a mais do que no ano anterior. A empresa espera cumprir sua orientação de entrega para 2023, compensando o desempenho mais fraco no início de 2023, e manter o ritmo de crescimento em 2024. No final do ano, a empresa anunciou a assinatura de vários acordos de cooperação com o governo da Arábia Saudita e com várias empresas sauditas nas áreas de aviação civil, mobilidade aérea urbana e defesa e segurança, à medida que busca expandir as oportunidades de investimento e parcerias com a indústria local e continuar a crescer nos mercados estratégicos da empresa.

Eduardo Chaves, Diretor Geral no Brasil, comentou: "A Embraer é reconhecida como um símbolo de excelência e qualidade na indústria aeroespacial em todo o mundo. Seu sucesso e reputação internacional não apenas valorizam a marca, mas também projetam uma imagem positiva do Brasil como um país capaz de produzir produtos de alta tecnologia e qualidade. O crescimento do mercado de aviação comercial no Brasil durante o ano de 2023 gerou oportunidades promissoras para a marca, e as novas alianças estratégicas estabelecidas prenunciam um retorno positivo no próximo ranking."

Recentemente, o valor da marca e a reputação da Boeing foram alvo de intenso escrutínio e questionamento, especialmente em função de vários problemas com as novas versões de sua família de aeronaves Boeing 737. Esses incidentes tiveram um impacto notável e negativo nas métricas de reputação da marca, fazendo com que o valor da marca Boeing caísse 8%, para USD16.2 bilhões.

No entanto, a pesquisa de mercado da Brand Finance observa que a resiliência da Boeing em manter a força de sua marca, mesmo com a recente adversidade, é digna de nota. O Índice de Força da Marca (BSI), apesar da crise do 737 Max, demonstra o apelo duradouro da marca da empresa. A combinação de ofertas de produtos bem conhecidos, fortes margens operacionais projetadas e ações estratégicas de gerenciamento têm o objetivo de manter a vantagem competitiva da Boeing. Embora os desafios imediatos em termos de reputação e desempenho financeiro sejam evidentes, o posicionamento estratégico da Boeing e as perspectivas de mercado de longo prazo permanecem fortes, destacados por sua carteira de pedidos significativa e previsões de entrega otimistas.

A Airbus - cujo valor de marca aumentou 12%, chegando a USD16.1 bilhões - demonstrou notável resiliência e adaptabilidade em um período marcado por contínuos desafios globais. Este ano, a Airbus aumentou substancialmente seu valor de marca e também manteve sua posição como a marca mais forte no ranking, com um Índice de Força da Marca de 83.73, ligeiramente acima da pontuação do ano passado de 81.84. Essa melhora significa que a Airbus manteve sua classificação de força de marca AAA-. A Airbus obteve uma melhora significativa na força de sua marca, impulsionada principalmente por uma maior familiaridade e uma ligeira recuperação nas margens operacionais esperadas. Esse forte desempenho nas métricas da marca reflete a presença da Airbus no mercado, a confiabilidade operacional e a força de sua reputação entre as partes interessadas, especialmente quando sua principal concorrente, a Boeing, tem sido alvo de comentários públicos extremamente desfavoráveis.

A SpaceX, que estreia no ranking com um valor de marca de USD3.5 bilhões, é uma prova do potencial crescente e da proeza financeira do setor de exploração espacial privada. A trajetória de receita da empresa em 2023, de cerca de USD9 bilhões, continuará a subir, com previsões que apontam para um crescimento ainda mais significativo em 2024. Essa previsão otimista é atribuída em grande parte à expansão da Starlink, o negócio de internet via satélite da SpaceX. Espera-se que a Starlink sirva como uma importante base de demanda para os serviços de lançamento da empresa, à medida que se torna disponível em mais regiões do mundo, posicionando-se como um importante gerador de receita para o futuro.

Além disso, duas marcas se destacam como as de crescimento mais rápido no setor: Rheinmetall AG e AviChina Industry & Technology. Essas duas marcas representam dois setores distintos, mas prósperos, dentro do cenário mais amplo do setor aeroespacial e de defesa, e o relatório da Brand Finance constata um rápido crescimento no valor da marca por meio de operações estratégicas e capacidade de resposta ao mercado.

As narrativas de ambas as empresas destacam a importância do posicionamento estratégico no mercado, da excelência operacional e da capacidade de adaptação às mudanças na dinâmica do mercado. O foco da Rheinmetall na tecnologia de defesa e na produção de armas, juntamente com a ênfase da AviChina no crescimento da aviação civil, exemplificam dois caminhos diferentes para aumentar o valor da marca no setor de A&D. Essas estratégias não apenas refletem seus respectivos mercados, mas também contribuem para o crescimento do valor da marca. Essas estratégias não apenas refletem seus respectivos pontos fortes de mercado, mas também seu potencial de crescimento sustentado e de aumento do valor da marca em um cenário global competitivo.

FIN

Notas para os editores

A cada ano, a Brand Finance analisa mais de 6.000 das principais marcas do mundo e publica mais de 100 relatórios classificando as marcas em todos os setores e países. As 25 marcas mais fortes e valiosas do mundo no setor aeroespacial e de defesa são apresentadas na classificação anual Brand Finance Aerospace & Defence 2024.

O valor da marca é entendido como o benefício econômico líquido que o proprietário de uma marca obteria com o licenciamento da marca no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação a seus concorrentes. As classificações completas, informações adicionais, gráficos, mais informações sobre a metodologia e definições dos principais termos estão disponíveis no relatório Brand Finance Aerospace & Defence 25 2024.

Contato com a mídia

Eduardo Chaves

Managing Director Brazil, Brand Finance

T: +55 16 9 9161 7075

e.chaves@brandfinance.com

Cristina Campos Masipe

Communications Director - Latin America & Southern Europe, Brand Finance

T: +44 2080782025

c.campos@brandfinance.com

Siga-nos no LinkedIn, X (anteriormente conhecido como Twitter), Facebook e YouTube.

Isenção de responsabilidade

A Brand Finance produziu este estudo com base em uma análise independente e imparcial. Os valores derivados e as opiniões apresentadas neste estudo baseiam-se em cálculos sobre dados extraídos de relatórios publicamente disponíveis e pesquisas de mercado proprietárias. A Brand Finance não aceita nenhuma responsabilidade e não será responsabilizada caso as informações disponíveis publicamente, nas quais se baseou posteriormente, sejam imprecisas. As opiniões e análises financeiras expressas na pesquisa não devem ser interpretadas como conselhos de investimento ou de negócios. A Brand Finance não pretende que o estudo seja considerado confiável por qualquer motivo e exclui qualquer responsabilidade perante qualquer agência, governo ou organização.

Os dados apresentados neste estudo fazem parte do banco de dados de propriedade da Brand Finance e não devem ser usados, no todo ou em parte, para qualquer finalidade comercial ou técnica sem a permissão por escrito da Brand Finance.

 _________________________

Caso não deseje mais receber esses e-mails, responda com "Unsubscribe" (Cancelar inscrição) na linha de assunto. Pedimos desculpas pelo inconveniente.

Media Contacts

Cristina Campos
Communications Director - Southern Europe & Latin America
Brand Finance

Sobre Brand Finance

Brand Finance es la consultora líder mundial en valoración de marcas. Tendiendo puentes entre marketing y finanzas desde hace más de 25 años, Brand Finance evalúa la fortaleza de las marcas y cuantifica su valor financiero para ayudar a organizaciones de todo tipo a tomar decisiones estratégicas.

Con sede en Londres, Brand Finance tiene oficinas en más de 20 países y ofrece servicios en todos los continentes. Cada año, Brand Finance realiza más de 6.000 valoraciones de marcas, respaldadas por estudios de mercado propios, y publica más de 100 informes donde se clasifican las marcas más importantes de todos los sectores y países.

Brand Finance también gestiona el Global Brand Equity Monitor, que realiza anualmente estudios de mercado exclusivos sobre más de 6.000 marcas, con más de 150.000 encuestados en 41 países y 31 sectores. La combinación de los datos de percepción del Global Brand Equity Monitor con los datos de su base de datos de valoración permite a Brand Finance proporcionar a los gestores de marca los datos y análisis que necesitan para aumentar el valor de la marca y del negocio.

Brand Finance es una firma de contables regulada por el Instituto de Contables Públicos de Inglaterra y Gales que lidera la normalización del sector de la valoración de marcas. Brand Finance fue la primera empresa certificada por auditores independientes que cumplía las normas ISO 10668 e ISO 20671 y ha recibido el respaldo oficial del Marketing Accountability Standards Board (MASB) de Estados Unidos.

Síguenos en LinkedIn, X (antes conocido como Twitter), Facebook, y YouTube.

Metodología

El valor de marca se entiende como el beneficio económico neto que el propietario de una marca obtendría si la licenciara en el mercado abierto.

La fortaleza de la marca es la eficacia del rendimiento de una marca en medidas intangibles en relación con sus competidores. Además de calcular el valor de la marca, Brand Finance también determina la fuerza relativa de las marcas a través de un cuadro de mando equilibrado de métricas que evalúan la inversión en marketing, el patrimonio de marca y el rendimiento empresarial (resultados). Conforme a la norma ISO 20671, la evaluación de Brand Finance del valor del patrimonio de marca incorpora datos originales de estudios de mercado de más de 150.000 encuestados en 41 países y 31 sectores.

Metodología y Preguntas Frecuentes

Pliego de descargo

Brand Finance ha producido este estudio con un análisis independiente e imparcial. Los valores derivados y las opiniones presentadas en este estudio se basan en cálculos sobre datos tomados de informes disponibles públicamente, y estudios de mercado propios. Brand Finance no acepta ninguna responsabilidad y no será responsable en caso de que la información disponible públicamente en la que se confíe posteriormente sea inexacta. Las opiniones y el análisis financiero expresado en el estudio no deben interpretarse como una inversión o asesoramiento comercial. Brand Finance no tiene la intención de que se confíe en el estudio por ningún motivo y excluye toda responsabilidad a cualquier organismo, gobierno u organización.

Los datos presentados en este estudio forman parte de la base de datos patentada de Brand Finance, no deben utilizarse en parte o en su totalidad para ningún propósito comercial o técnico sin el permiso por escrito de Brand Finance.

Get in Touch

Message