Brand Finance logo

Banco Votorantin entra na lista dos bancos mais valiosos do Brasil segundo a Brand Finance

06 March 2024
11 bancos brasileiros entre os 500 mais valiosos do mundo
  • O Banco Votorantin (437º lugar) entra no ranking Brand Finance Banking 500 2024.
  • Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Nubank, Banco Pan, Banco Safra, Banco do Nordeste, BGT Pactual, Banco Votorantim e Banrisul são os bancos mais valiosos e fortes do Brasil.
  • A América Latina contribui com um total de 26 marcas bancárias para o ranking internacional do setor, com um valor agregado de USD 36,11 bilhões.
  • O Itaú (Brasil) tem o maior valor de marca da região (US$ 8,3 bilhões) e o Banco del Estado do Chile é a marca bancária que mais cresce na América Latina (+63%).

[6 de março de 2024, SÃO PAULO] – O Banco Votorantin (437º) entra no ranking Banking 500 2024 da Brand Finance, consultoria líder em avaliação de marcas. Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Nubank, Banco Pan, Banco Safra, Banco do Nordeste, BGT Pactual e Banrisul completam a lista dos bancos mais valiosos e fortes do Brasil. O ranking é liderado pelo ICBC (Industrial and Commercial Bank of China) com um valor de USD 72 bilhões.

O Brasil contribui com onze bancos para o ranking dos 500 bancos mais valiosos do mundo em 2024, setor liderado por bancos chineses e norte-americanos. A soma das 52 marcas chinesas e 72 norte-americanas representa mais de 50% do valor total do setor.

Eduardo Chaves, Managing Director Brazil, comentou: "O setor bancário desempenha um papel fundamental na economia do Brasil. 2023 começou com um presidente recém-eleito, não sem controvérsias, mas as atividades financeiras e de seguros cresceram 6,6%, impulsionando o crescimento do PIB, registrado em +2.9% em 2023, melhorando as expectativas. No entanto, o Brasil enfrenta vários desafios em 2024: da saúde pública à educação e à redução da pobreza, projetos e uma visão para o futuro são necessários em todos os lugares. Mas o desafio mais importante, por todas as consequências que acarreta, continua sendo a economia, especialmente a inflação.” Ele continua:"No Brasil, as marcas bancárias podem implementar várias estratégias para combater a inflação, como ajustar as taxas de juros de seus produtos financeiros para refletir as condições econômicas, promover a educação financeira entre os clientes, melhorar a eficiência operacional investindo em tecnologia, diversificar os investimentos para reduzir os riscos e colaborar com o governo e outras instituições para implementar políticas que mantenham a estabilidade econômica."

O Banco Votorantin, com um valor de marca de USD257 milhões, reentra no ranking em 437º lugar. Os bancos brasileiros Bradesco e Votorantim estavam entre os participantes mais importantes do setor no ano passado. O Bradesco e o Votorantim se uniram em 2023 para lançar a Tivio Capital, uma gestora de investimentos independente, 51% pertencente ao Bradesco, com Christian George Egan como CEO, cujos resultados começarão a ser vistos este ano. A Votorantim, o conglomerado de propriedade de uma das maiores famílias do Brasil, está de olho nos Estados Unidos para crescer ainda mais.

O Bradesco (valor da marca ligeiramente inferior em 1.5%, para USD5.1 bilhões) é o terceiro banco mais valioso do Brasil. O Bradesco é um dos maiores grupos financeiros do Brasil, com forte atuação voltada para os interesses de seus clientes desde 1943. Além da excelência no atendimento, destaca-se como um dos melhores gestores de recursos do mercado, com resultados construídos em bases sustentáveis. A marca Bradesco se destaca como a terceira marca brasileira mais valiosa, devido à sua força de marca e à geração de valor por meio da tradição, da cultura, da governança e do compromisso com a experiência do cliente e com a sustentabilidade.

O Banco Itaú é uma das instituições financeiras mais proeminentes e influentes no Brasil e na América Latina. Fundado em 1945, o Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo em valor de mercado. O Banco Itaú é uma das peças centrais do sistema financeiro brasileiro. Ele possui uma extensa rede de agências em todo o país e uma ampla variedade de serviços bancários, incluindo produtos de varejo, corporate e investment banking, gestão de ativos, seguros, e serviços de cartão de crédito. O Itaú tem adotado medidas para promover a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa. Isso inclui iniciativas para reduzir seu impacto ambiental, promover a inclusão financeira e apoiar projetos sociais e comunitários.

O Itaú é a marca bancária mais valiosa do Brasil, apesar de ter sofrido um ligeiro declínio no valor da marca de 4.4% para USD8.4 bilhões. A queda no valor da marca se deveu a um declínio na força da marca, com uma diminuição no investimento da marca. Embora o patrocínio do Itaú ao futebol continue altamente visível, a pesquisa de mercado da Brand Finance revela que os clientes estão menos propensos a recomendar a marca a outras pessoas do que nos anos anteriores.

O Nubank é a marca bancária mais forte do Brasil,com uma pontuação de 85.84/100 (aumento de 1.1% em relação a 2023) no Índice de Força da Marca (BSI) e uma classificação de AAA. Também graças ao aumento da força da marca, o Banco do Brasil aumentou seu valor de marca em 11%, chegando a USD5.5 bilhões. A marca agora tem uma pontuação de 79.06 de 100 e uma classificação de marca AA+.

A América Latina contribui com um total de 26 marcas bancárias para o ranking internacional do setor, totalizando US$ 36,11 bilhões. 11 marcas bancárias no Brasil (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Nubank, Banco Pan, Banco Safra, Banco do Nordeste, BGT Pactual, Banco Votorantim e Banrisul), 5 na Colômbia (Bancolombia, Davivienda, Banco de Bogotá, Corficolombiana e Banco de Occidente), 3 no México (Banorte, Inbursa e Compartamos Banco), três no Chile (Banco del Estado de Chile, Banco de Chile e BCI), dois na Argentina (Banco Galicia e Banco Macro) e dois no Peru (BCP e Interbank) completam a lista dos bancos mais valiosos da América Latina.

O Banco del Estado de Chile é a marca bancária que mais cresce na América Latina. Com um aumento de 63% no valor da marca para USD 1,5 bilhão, subiu 56 posições no ranking do setor para o 158º lugar. Sua força também aumentou 2% para 79,78/100 no Índice de Força da Marca (BSI). Durante 2023, o BancoEstado se destacou por seu compromisso com a inclusão financeira, digitalização, apoio a empresas e empreendedores, responsabilidade social e ambiental e forte desempenho financeiro. Essas iniciativas e conquistas consolidaram sua posição como um dos principais bancos do Chile e reafirmaram seu papel como impulsionador do desenvolvimento econômico e social do país. O Banco de Crédito del Perú (BCP) manteve seu foco na digitalização de seus serviços, investindo em tecnologia e digitalização para melhorar a experiência do cliente e otimizar seus processos internos, além de seu compromisso com a responsabilidade social corporativa.

Visão geral internacional

  • O valor total da marca das 500 maiores marcas bancárias do mundo dobra em uma década
  • As marcas chinesas permanecem entre as quatro primeiras do novo ranking Banking 500 da Brand Finance.
  • As marcas bancárias chinesas aumentam em valor, mantendo as quatro primeiras posições e aumentando seu valor de marca.
  • As marcas bancárias locais provaram ser mais fortes do que as globais: o BCA da Indonésia é a marca bancária mais forte do mundo, e os participantes regionais da África obtiveram uma pontuação alta em termos de força de marca.
  • valor da marca dos bancos russos continua caindo.

O valor combinado das 500 marcas bancárias mais valiosas do mundo atingiu o recorde de USD1.44 trilhão, quase o dobro do valor de uma década atrás, de acordo com um novo relatório do setor da Brand Finance.

O setor bancário da China está mostrando uma recuperação notável, com os "quatro grandes" bancos bem à frente de seus homólogos norte-americanos. O ICBC (Industrial and Commercial Bank of China) continua sendo a marca bancária mais valiosa do mundo pelo oitavo ano consecutivo, com um valor de marca de USD72 bilhões. O China Construction Bank, o Agricultural Bank of China e o Bank of China estão em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Apesar de ter sofrido um ligeiro declínio (3.6%) no valor da marca, o Bank of America mantém o título de principal marca bancária dos EUA pelo quarto ano consecutivo, ocupando a quinta posição geral, com um valor de USD37.3 bilhões. Enquanto isso, o Wells Fargo, em sexto lugar no ranking geral, diminuiu a diferença em relação ao seu concorrente nos EUA, com um aumento de 8.6%, atingindo um valor de marca de USD35.8 bilhões.

David Haigh, Presidente e CEO da Brand Finance, comentou: "À medida que as principais marcas bancárias do mundo atingem novos patamares, os megabancos chineses continuam a dominar o topo das classificações de valor de marca. Outra descoberta importante de nossa pesquisa de mercado é que os bancos locais estão eclipsando cada vez mais suas contrapartes maiores em termos de força de marca. As marcas dominantes prosperam em mercados únicos com concorrência limitada, enquanto os bancos que se expandem para vários mercados podem aumentar com sucesso o valor de sua marca, mas correm o risco de diluir sua força."

A pesquisa de mercado da Brand Finance indica que os bancos locais e regionais estão se saindo tão bem quanto - e em muitos casos superando - os bancos globais em termos de posicionamento de sua marca nos corações e mentes dos clientes. O BCA da Indonésia é a marca bancária mais forte do mundo, com uma pontuação de 93.8/100 no Índice de Força da Marca (BSI) e uma classificação de elite AAA+. Três marcas africanas, Equity Bank, First National Bank e Kenya Commercial Bank, bem como o Banca Transylvania da Romênia, estão entre as cinco marcas mais fortes do mundo, com classificações AAA+. 

Apenas 11 dos 50 principais países registraram quedas no valor agregado, liderados pela Rússia (69%), Malásia (20%) e Nigéria (14%). Como era de se esperar, devido às sanções internacionais impostas à Rússia, as duas maiores marcas do país - Sber e VTB - estão no topo da lista das que mais diminuíram o valor da marca em termos de porcentagem, com quedas de 64% e 91%, respectivamente.

FIN

Notas para os editores

A cada ano, a Brand Finance analisa mais de 6.000 das principais marcas do mundo e publica mais de 100 relatórios classificando as marcas em todos os setores e países. As 500 marcas bancárias mais fortes e valiosas do mundo estão incluídas na classificação anual Brand Finance Banking 500 2024.

O valor da marca é entendido como o benefício econômico líquido que o proprietário de uma marca obteria com o licenciamento da marca no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação a seus concorrentes. As classificações completas, informações adicionais, gráficos, mais informações sobre a metodologia e definições dos principais termos estão disponíveis no relatório Brand Finance Banking 500 2024.

Contato com a mídia

Eduardo Chaves

Managing Director Brazil, Brand Finance

T: +55 16 9 9161 7075

[email protected]

Cristina Campos Masipe

Communications Director - Latin America & Southern Europe, Brand Finance

T: +44 2080782025

[email protected]

Siga-nos no LinkedIn, X (anteriormente conhecido como Twitter), Facebook e YouTube.

Isenção de responsabilidade

A Brand Finance produziu este estudo com base em uma análise independente e imparcial. Os valores derivados e as opiniões apresentadas neste estudo baseiam-se em cálculos sobre dados extraídos de relatórios publicamente disponíveis e pesquisas de mercado proprietárias. A Brand Finance não aceita nenhuma responsabilidade e não será responsabilizada caso as informações disponíveis publicamente, nas quais se baseou posteriormente, sejam imprecisas. As opiniões e análises financeiras expressas na pesquisa não devem ser interpretadas como conselhos de investimento ou de negócios. A Brand Finance não pretende que o estudo seja considerado confiável por qualquer motivo e exclui qualquer responsabilidade perante qualquer agência, governo ou organização.

Os dados apresentados neste estudo fazem parte do banco de dados de propriedade da Brand Finance e não devem ser usados, no todo ou em parte, para qualquer finalidade comercial ou técnica sem a permissão por escrito da Brand Finance.

 _________________________

Caso não deseje mais receber esses e-mails, responda com "Unsubscribe" (Cancelar inscrição) na linha de assunto. Pedimos desculpas pelo inconveniente.

Media Contacts

Cristina Campos
Communications Director - Southern Europe & Latin America
Brand Finance

Sobre Brand Finance

Brand Finance es la consultora líder mundial en valoración de marcas. Tendiendo puentes entre marketing y finanzas desde hace más de 25 años, Brand Finance evalúa la fortaleza de las marcas y cuantifica su valor financiero para ayudar a organizaciones de todo tipo a tomar decisiones estratégicas.

Con sede en Londres, Brand Finance tiene oficinas en más de 20 países y ofrece servicios en todos los continentes. Cada año, Brand Finance realiza más de 6.000 valoraciones de marcas, respaldadas por estudios de mercado propios, y publica más de 100 informes donde se clasifican las marcas más importantes de todos los sectores y países.

Brand Finance también gestiona el Global Brand Equity Monitor, que realiza anualmente estudios de mercado exclusivos sobre más de 6.000 marcas, con más de 150.000 encuestados en 41 países y 31 sectores. La combinación de los datos de percepción del Global Brand Equity Monitor con los datos de su base de datos de valoración permite a Brand Finance proporcionar a los gestores de marca los datos y análisis que necesitan para aumentar el valor de la marca y del negocio.

Brand Finance es una firma de contables regulada por el Instituto de Contables Públicos de Inglaterra y Gales que lidera la normalización del sector de la valoración de marcas. Brand Finance fue la primera empresa certificada por auditores independientes que cumplía las normas ISO 10668 e ISO 20671 y ha recibido el respaldo oficial del Marketing Accountability Standards Board (MASB) de Estados Unidos.

Síguenos en LinkedIn, X (antes conocido como Twitter), Facebook, y YouTube.

Metodología

El valor de marca se entiende como el beneficio económico neto que el propietario de una marca obtendría si la licenciara en el mercado abierto.

La fortaleza de la marca es la eficacia del rendimiento de una marca en medidas intangibles en relación con sus competidores. Además de calcular el valor de la marca, Brand Finance también determina la fuerza relativa de las marcas a través de un cuadro de mando equilibrado de métricas que evalúan la inversión en marketing, el patrimonio de marca y el rendimiento empresarial (resultados). Conforme a la norma ISO 20671, la evaluación de Brand Finance del valor del patrimonio de marca incorpora datos originales de estudios de mercado de más de 150.000 encuestados en 41 países y 31 sectores.

Metodología y Preguntas Frecuentes

Pliego de descargo

Brand Finance ha producido este estudio con un análisis independiente e imparcial. Los valores derivados y las opiniones presentadas en este estudio se basan en cálculos sobre datos tomados de informes disponibles públicamente, y estudios de mercado propios. Brand Finance no acepta ninguna responsabilidad y no será responsable en caso de que la información disponible públicamente en la que se confíe posteriormente sea inexacta. Las opiniones y el análisis financiero expresado en el estudio no deben interpretarse como una inversión o asesoramiento comercial. Brand Finance no tiene la intención de que se confíe en el estudio por ningún motivo y excluye toda responsabilidad a cualquier organismo, gobierno u organización.

Los datos presentados en este estudio forman parte de la base de datos patentada de Brand Finance, no deben utilizarse en parte o en su totalidad para ningún propósito comercial o técnico sin el permiso por escrito de Brand Finance.

Get in Touch

Message