Brand Finance logo

EDP no top 20 das marcas de energia mais valiosas segundo a Brand Finance

07 June 2023
This article is more than 1 year old.
  • A EDP continua a ser a única marca portuguesa de energia, ocupando o 19º lugar no ranking Brand Finance 50 2023.
  • Receitas das maiores marcas de energia do mundo aumentam, mas força da marca diminui
  • A State Grid da China é a marca de energia mais forte e mais valiosa do mundo, com um valor de 58,7 bilião de dólares. Tem também a pontuação e o valor mais elevados em termos de percepção de sustentabilidade.
  • A RWE é a marca de energia que regista o crescimento mais rápido, com um aumento de 142%, graças ao enorme crescimento das marcas alemãs.
  • As marcas chinesas de energia solar estão no topo do ranking de energia.

Aceda ao relatório completo Brand Finance Utilities 50 2023 aqui.

7 de Junho de 2023 - A EDP portuguesa se mantém entre as 20 marcas de energia mais valiosas do mundo, de acordo com o ranking da Brand Finance, a principal consultoria internacional independente de avaliação de marcas, ocupando a 19ª posição. O ranking é liderado pela chinesa State Grid, com um valor de 58,7 mil milhões de euros.

Com uma queda de 4% no valor da marca, a portuguesa EDP cai para o 19º lugar do ranking (menos 6 do que em 2022), mas mantém-se entre as 20 marcas de energia mais valiosas do mundo. O grupo energético português EDP ganhou 306 milhões de euros no primeiro trimestre, contra uma perda de 76 milhões de euros há um ano, devido à seca, depois de a produção hidroeléctrica em Portugal ter voltado ao normal no Inverno passado. O resultado bruto de exploração duplicou face a março de 2022, para 1,415 bilião de euros, devido à recuperação da produção hídrica no mercado ibérico, ao desempenho da EDP Renováveis e à expansão da atividade da rede elétrica no Brasil, segundo os últimos resultados da empresa.

O mercado global de energia está a enfrentar as enormes repercussões das tensões geopolíticas. Como resultado, os preços da energia estão a aumentar e os governos europeus estão a deslocar o seu foco da Rússia para os fornecedores de energia nacionais e outros europeus. De acordo com este relatório, esta mudança conduziu a um impressionante aumento médio anual do valor agregado de 16% para as marcas incluídas no ranking Brand Finance Utilities 50 2023.

Apesar do aumento do valor, as marcas registaram um declínio médio de 4% nas pontuações do Índice de Força da Marca, o que atenuou o crescimento do valor. A State Grid da China é a marca de energia mais forte e mais valiosa do mundo pelo sexto ano consecutivo, com um valor de 58,7 biliões de euros.

Com um aumento de 9% este ano, a marca continua a aumentar a diferença em relação à Enel, a segunda mais valiosa em Itália, e à EDF, a terceira em França (ambas com um valor de 11,3 bilião de euros), acrescentando mais 47,4 biliões de euros em valor de marca.

*Valores em biliões de euros

Todos os anos, a consultora Brand Finance analisa mais de 5.000 das maiores marcas e publica mais de 100 relatórios que classificam as marcas em todos os sectores e países. As 50 marcas de energia mais fortes e valiosas do mundo estão incluídas no ranking anual Brand Finance Utilities 50 2023.

A State Grid deve muito do valor da sua marca ao facto de dominar o mercado chinês da energia. No entanto, a luta prolongada da China contra a pandemia de Covid-19 criou um ambiente operacional difícil para a State Grid até 2022. Apesar destes desafios, o ligeiro aumento de 9% no valor da marca deve-se principalmente à depreciação do yuan chinês em relação ao dólar americano.

Para além de calcular o valor da marca, a Brand Finance também determina a força relativa das marcas através de um quadro de pontuação equilibrado de métricas que avaliam o investimento em marketing, o valor da marca das partes interessadas e o desempenho empresarial (resultados financeiros). Em conformidade com a norma ISO 20671, a avaliação do valor das partes interessadas da Brand Finance incorpora dados de estudos de mercado de mais de 100.000 inquiridos em 38 países e 31 sectores.

Para além de ser a marca de serviços públicos mais valiosa, a State Grid é também a mais forte. Tem uma pontuação no Índice de Força da Marca de 86,9 em 100 e uma classificação de marca AAA correspondente.

A RWE, sediada na Alemanha, é a marca que regista o crescimento mais rápido, crescendo 142% para 2,2 biliões de euros. A RWE também é nova no ranking de 2023, entrando na 29ª posição. A RWE é uma das marcas de alto desempenho focadas em energia renovável no ranking.

A RWE beneficiou financeiramente de condições favoráveis no mercado alemão de produção de energia, na sequência de um desinvestimento generalizado na Rússia. Como resultado, as marcas das empresas alemãs de energia registaram um aumento acentuado tanto no seu desempenho como no valor da marca. O crescimento agregado do valor da marca das quatro marcas alemãs de energia no ranking é 83% superior ao registado em 2023, o que faz da Alemanha o país com as marcas de crescimento mais rápido em termos de valor da marca no ranking.

As marcas alemãs E.ON (+26% para 5,8 biliões de euros), EnBW (+120% para 3,9 biliões de euros) e Uniper (+70% para 3,4 biliões de euros) registaram ganhos significativos. As marcas espanholas cresceram mais 28% no total, registando o quarto maior crescimento, atrás da Dinamarca (52%) e da Polónia (30%).

As marcas chinesas de energia solar iluminam o ranking da energia

À medida que as marcas de energia continuam a sua transição para um futuro mais amigo do ambiente, 2023 assistiu a um aumento acentuado do crescimento das marcas centradas nas energias renováveis no ranking Brand Finance Utilities 50 2023.  Estes incluíram dois novos participantes chineses: fornecedores e fabricantes de energia solar Longi (novo participante com um valor de 3,3 biliões de euros e classificado em 15º lugar) e JA Solar (novo participante com um valor de 1,4 bilião de euros).

Richard Haigh, CEO da Brand Finance, comentou: "O sector global dos serviços públicos está a transitar para um futuro mais sustentável, em que as marcas estão a aumentar o seu investimento em energias renováveis, ao mesmo tempo que eliminam gradualmente a dependência de fontes de energia não renováveis. As classificações do Utilities 50 2023 reflectem esta mudança, com muitas marcas a duplicarem as suas estratégias ecológicas e a comunicação com as partes interessadas, enquanto as marcas centradas nas energias renováveis estão a registar um crescimento no valor da marca e a tornarem-se mais influentes e valiosas".

A State Grid atinge o valor e a pontuação mais elevados em Percepções de Sustentabilidade

Como parte de sua análise, a Brand Finance avalia o papel que atributos específicos da marca desempenham na condução do valor global da marca. Um desses atributos, que está a crescer rapidamente em importância, é a sustentabilidade. A Brand Finance avalia o grau de sustentabilidade percebido de marcas específicas, representado por uma "Pontuação de Sustentabilidade Percebida" (PPS). O valor associado à percepção de sustentabilidade, o "Sustainability Perception Value" (SPV), é então calculado para cada marca.

A EDP tem um valor de 4,25 pontos no indicador Sustainability Value Score.

Para além de ser a marca mais valiosa e mais forte, a State Grid tem também o Sustainability Perception Score mais elevado do ranking, com 7,108 milhões de euros. A posição da State Grid no topo da tabela VPS não é uma avaliação do seu desempenho global em termos de sustentabilidade, mas indica o valor da marca associado às percepções de sustentabilidade. A Pontuação de Percepção de Sustentabilidade da marca foi de 5,64 em 10, também a mais alta do ranking.

FIN

Aceda ao relatório completo Brand Finance Utilities 50 2023 aqui.

Nota aos editores

Todos os anos, a consultoria líder em avaliação de marcas, Brand Finance, analisa mais de 5.000 das principais marcas do mundo e publica mais de 100 relatórios que classificam as marcas em todos os sectores e países. As 50 marcas de energia mais fortes e valiosas do mundo estão incluídas no ranking anual Brand Finance Utilities 50 2023.

O valor da marca é entendido como o benefício económico líquido que o proprietário de uma marca obteria se a licenciasse no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes.

As classificações completas, informações adicionais, gráficos, mais informações sobre a metodologia e definições de termos-chave estão disponíveis nas classificações Brand Finance Utilities 50 2023.

Contacto para os Media

Cristina Campos Masipe

Directora de Comunicação

T: +44 2080782025

c.campos@brandfinance.com

Siga-nos no LinkedIn, Twitter, Facebook, e YouTube.

Sobre a Brand Finance

A Brand Finance é a principal empresa internacional independente de consultoria em estratégia e avaliação de marcas, com escritórios em 20 países. Construímos pontes entre o marketing e as finanças. Proporcionamos clareza aos profissionais de marketing, proprietários de marcas e investidores, quantificando o valor financeiro de uma marca. Através da nossa experiência em estratégia; branding; estudos de mercado; identidade visual; finanças; fiscalidade e propriedade intelectual, a Brand Finance apoia os clientes na tomada de decisões correctas que optimizam o valor de uma marca e de toda a empresa, fazendo a ponte entre o marketing e as finanças.

Todos os anos, a consultora independente de avaliação de marcas Brand Finance avalia as principais marcas do mundo. Mais pormenores sobre a metodologia e a terminologia, bem como as definições dos termos, podem ser encontrados no nosso sítio Web Brand Finance.

A Brand Finance contribuiu para o desenvolvimento da norma internacional sobre avaliação financeira de marcas, ISO 10668, bem como da norma recentemente aprovada sobre avaliação de marcas, ISO 20671. A Brand Finance é regulada pelo ICAEW como contabilista ajuramentado e é a primeira consultora de avaliação de marcas a fazer parte do comité internacional de normas de avaliação.

Media Contacts

Cristina Campos
Communications Director - Southern Europe & Latin America
Brand Finance

Sobre Brand Finance

Brand Finance es la consultora líder mundial en valoración de marcas. Tendiendo puentes entre marketing y finanzas desde hace más de 25 años, Brand Finance evalúa la fortaleza de las marcas y cuantifica su valor financiero para ayudar a organizaciones de todo tipo a tomar decisiones estratégicas.

Con sede en Londres, Brand Finance tiene oficinas en más de 20 países y ofrece servicios en todos los continentes. Cada año, Brand Finance realiza más de 6.000 valoraciones de marcas, respaldadas por estudios de mercado propios, y publica más de 100 informes donde se clasifican las marcas más importantes de todos los sectores y países.

Brand Finance también gestiona el Global Brand Equity Monitor, que realiza anualmente estudios de mercado exclusivos sobre más de 6.000 marcas, con más de 150.000 encuestados en 41 países y 31 sectores. La combinación de los datos de percepción del Global Brand Equity Monitor con los datos de su base de datos de valoración permite a Brand Finance proporcionar a los gestores de marca los datos y análisis que necesitan para aumentar el valor de la marca y del negocio.

Brand Finance es una firma de contables regulada por el Instituto de Contables Públicos de Inglaterra y Gales que lidera la normalización del sector de la valoración de marcas. Brand Finance fue la primera empresa certificada por auditores independientes que cumplía las normas ISO 10668 e ISO 20671 y ha recibido el respaldo oficial del Marketing Accountability Standards Board (MASB) de Estados Unidos.

Síguenos en LinkedIn, X (antes conocido como Twitter), Facebook, y YouTube.

Metodología

El valor de marca se entiende como el beneficio económico neto que el propietario de una marca obtendría si la licenciara en el mercado abierto.

La fortaleza de la marca es la eficacia del rendimiento de una marca en medidas intangibles en relación con sus competidores. Además de calcular el valor de la marca, Brand Finance también determina la fuerza relativa de las marcas a través de un cuadro de mando equilibrado de métricas que evalúan la inversión en marketing, el patrimonio de marca y el rendimiento empresarial (resultados). Conforme a la norma ISO 20671, la evaluación de Brand Finance del valor del patrimonio de marca incorpora datos originales de estudios de mercado de más de 150.000 encuestados en 41 países y 31 sectores.

Metodología y Preguntas Frecuentes

Pliego de descargo

Brand Finance ha producido este estudio con un análisis independiente e imparcial. Los valores derivados y las opiniones presentadas en este estudio se basan en cálculos sobre datos tomados de informes disponibles públicamente, y estudios de mercado propios. Brand Finance no acepta ninguna responsabilidad y no será responsable en caso de que la información disponible públicamente en la que se confíe posteriormente sea inexacta. Las opiniones y el análisis financiero expresado en el estudio no deben interpretarse como una inversión o asesoramiento comercial. Brand Finance no tiene la intención de que se confíe en el estudio por ningún motivo y excluye toda responsabilidad a cualquier organismo, gobierno u organización.

Los datos presentados en este estudio forman parte de la base de datos patentada de Brand Finance, no deben utilizarse en parte o en su totalidad para ningún propósito comercial o técnico sin el permiso por escrito de Brand Finance.

Get in Touch

Message